Você já ouviu falar ou sabe o que é manômetro? Apesar de ser popular e bastante usado em diferentes contextos, não é todo mundo que entende o funcionamento do instrumento.
Nos ambientes industriais, esse dispositivo possui muita relevância, uma vez que pode ser adotado em situações diversas. Além disso, existem vários modelos no mercado, com características específicas.
Ao longo dos anos, os aparelhos se tornaram mais tecnológicos, o que agregou funções e tornou seu uso mais preciso.
Mas, afinal, para que serve um manômetro? Quer descobrir tudo sobre o assunto?
Então confira este post na íntegra, pois vamos apresentar todos os detalhes a respeito do tema!
O que é Manômetro?
De maneira simplificada, o manômetro é um instrumento usado para medição de pressão.
No caso dos equipamentos mecânicos, as leituras são locais, existindo uma conexão com o sistema e um ponteiro, quando são eletrônicos, a ligação é com o display.
Em geral, o aparelho é utilizado para medir a pressão atmosférica e a pressão de gases, líquidos e determinar a velocidade de fluidos.
Como funciona e para que serve um Manômetro?
Talvez você nem imagine, mas o manômetro está envolvido em muitas atividades cotidianas, como a medição da sua pressão arterial ou a calibragem do pneu do carro ou bicicleta.
Quanto ao seu funcionamento, resumidamente, se dá através da verificação da diferença entre a pressão do fluido e a pressão atmosférica da terra.
Para realizar a leitura de um manômetro, é imprescindível conhecer e ter atenção às unidades de medidas de pressão adotadas no aparelho. Afinal, muitos erros — inclusive graves — podem ocorrer quando essa informação é confundida.
As unidades mais utilizadas são:
- Lbf/pol²: libra força por polegada quadrada;
- PSI: libra por polegada quadrada;
- Kgf/cm²: quilograma força por centímetro quadrado.
Quais são os principais tipos de Manômetro?
Agora que você já sabe o que é manômetro e como ele funciona, é importante conhecer os diferentes tipos de dispositivos.
De acordo com o modelo, eles podem ser utilizados em situações variadas, como sistema de controle de processos, sistemas pneumáticos, sistemas hidráulicos, refrigeração, instrumentação, compressores, bombas, controle de vazão e medição de nível, por exemplo.
Acompanhe, a seguir, quais são os principais tipos:
1. Manômetro Padrão
Este modelo é chamado de padrão justamente por ser o mais utilizado no mercado. Montado em bombas hidráulicas ou pneumáticas (fluido ou gás), ele é adotado em situações que envolvem calibração.
De tal forma, precisa ter alta precisão, uma vez que serve de padrão para calibrar modelos industriais.
2. Manômetro Coluna Líquida em U
O manômetro tipo coluna líquida em U serve para calibrar medidores de menor pressão.
Neste caso, a medição parte do princípio que a pressão aplicada suporta uma coluna líquida contra a força de atração da gravidade. Isso ocorre porque níveis maiores de pressão aguentam um volume maior de coluna líquida.
A partir desse fato, a base de medição é o comprimento da coluna líquida de água ou mercúrio. Este último, em especial, tem altíssima densidade, gerando colunas menores no tubo.
3. Manômetro de Bourdon
O manômetro de Bourdon, por sua vez, carrega esse nome porque é uma criação do relojoeiro e engenheiro francês Eugene Bourdon.
Neste equipamento, existe um tubo metálico fechado e enrolado em espiral em uma das extremidades. O extremo oposto fica livre e é colocado em contato com o material que se deseja descobrir a pressão.
Conforme a pressão no interior do tubo é alterada, a tendência é que o metal em espiral se desenrole, movimentando o ponteiro que indica os valores de pressão, que será lido.
Normalmente, este tipo de manômetro é muito usado na indústria para aferir as pressões de bombas e outros equipamentos. Além disso, ele é indicado para aplicações de baixa pressão e que exigem alta precisão.
4. Esfigmomanômetro
Provavelmente, um dos modelos mais populares, o esfigmomanômetro é utilizado para aferir a pressão arterial.
Seu funcionamento acontece através de um conjunto formado por manômetro com estetoscópio, manguito, tubos que permitem a passagem de ar e insuflação de uma braçadeira.
Quando o fluxo sanguíneo é interrompido, momentaneamente, com o manguito, o sangue é liberado e pode ter a sua pressão determinada pelo manômetro.
Enquanto isso, o estetoscópio é usado para ouvir o som dos batimentos emitidos pelos vasos sanguíneos.
Leia também:
O que é Unidade de Preparação de Ar e para que serve?
Sistema hidráulico: o que é e quais são as aplicações?
Como cada tipo de pressão impacta na medição?
Podemos definir a pressão como sendo uma força que atua sobre uma determinada área.
Entre os diferentes tipos de pressão que existem, as principais medidas pelo manômetro são:
Pressão Absoluta
Aqui, a referência básica de pressão é a pressão zero, condição que é encontrada em um espaço sem ar no universo, ou seja, no vácuo. Na Terra, tudo está sujeito a certa medida de força.
Assim, se uma pressão estiver relacionada à pressão zero, chamamos de pressão absoluta, representada pela sigla “abs”.
Logo, como a base de medição é o valor zero, o resultado não será afetado pelas condições do ambiente, como clima ou altitude em relação ao nível do mar.
Pressão Atmosférica
A pressão atmosférica é a pressão básica do ambiente (pamb), já que considera o peso da atmosfera em torno da Terra, que tem uma altura aproximada de 500 km, onde a pressão é igual a zero (pressão absoluta).
Dessa maneira, quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica. Além da altitude, as oscilações do clima também interferem na pressão.
No nível do mar, a pressão fica em média a 1.013,25 milibar (mbar).
Pressão Manométrica
Por último, a pressão manométrica costuma ser o tipo mais usado na tecnologia.
Isso porque, ao contrário da pressão absoluta, que não leva em conta as variações do ambiente, a manométrica é a diferença entre uma pressão absoluta (pabs) e a pressão atmosférica, conhecida também como sobrepressão.
Sobre a Líder Automação
A Líder Automação é uma empresa de Joinville com expertise e mais de 25 anos de experiência para indicar os produtos certos para suas necessidades em hidráulica ou pneumática. Conheça!