NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES

Cilindro Pneumático Dupla Ação: o que é e quando usar?

Cilindro Pneumático Dupla Ação

Em contextos industriais, o cilindro pneumático dupla ação é um elemento capaz de fazer toda diferença no desempenho de máquinas e equipamentos!

O componente, responsável por transformar a energia do ar comprimido em deslocamento linear, permite a realização de múltiplas operações. Logo, o movimento da peça tem papel decisivo no funcionamento de sistemas pneumáticos.

O dispositivo assume grande relevância em diferentes indústrias, como a automotiva, a de alimentos e de bebidas, por exemplo.

Quer saber detalhes e conhecer todas as vantagens desse tipo de cilindro? Então fique por aqui até o final!

O que é um Cilindro Pneumático Dupla Ação?

O cilindro pneumático dupla ação é uma peça que converte a energia do ar comprimido em movimento linear. 

Sua estrutura consiste, basicamente, em um tubo cilíndrico — que geralmente é feito de alumínio ou aço — com uma haste que se estende a partir de uma extremidade e é conectada a um pistão.

Além disso, o dispositivo é projetado conforme a ISO 6431, VDMA 24562 e ISO 15552 e tem uma construção perfilada.  Ou seja, seu diâmetro externo é padronizado, a fim de garantir compatibilidade com outros componentes pneumáticos.

Diferente de outros modelos, o cilindro pneumático de dupla ação é capaz de promover movimentos em duas direções (como o nome sugere): tanto para dentro quanto para fora.

Como esse tipo de Cilindro Pneumático funciona?

De maneira simplificada, um cilindro pneumático dupla ação atua empurrando um pistão, o que acontece quando o ar comprimido é fornecido à câmara situada em uma das suas duas extremidades.

Do mesmo modo, quando o ar é fornecido à câmara oposta, o pistão é empurrado de volta para a posição original.

Para que esse movimento linear realizado pelo cilindro seja controlado, é preciso adotar um sistema de controle de ar comprimido. Isto é, através de válvulas pneumáticas, a entrada e a saída de ar nas câmaras pode ser dosada.

Em determinadas situações, é possível, inclusive, controlar a velocidade, e a direção do cilindro pneumático, usando diferentes tipos de válvulas e circuitos.

Cilindro Dupla Ação x Cilindro Simples Ação: qual a diferença?

Bem como citamos, o cilindro pneumático de dupla ação atua conforme o nome indica, ou seja, em duas direções. Logo, o dispositivo usa o ar comprimido para mover o pistão tanto para frente quanto para trás.

Por outro lado, o cilindro pneumático de simples ação usa o ar comprimido para mover o pistão em apenas uma direção. Além disso, o componente faz com que o pistão retorne à posição inicial usando uma mola. 

De tal modo, os dois tipos de cilindros pneumáticos têm aplicações diferentes.

Enquanto o modelo de dupla ação é mais indicado para situações que exigem controle preciso de movimento e velocidade em ambas direções, o de simples ação pode ser aplicado em cenários de menor exigência.

 


Leia também:

Sistema Pneumático: entenda o que é e para que serve

Sistema Hidráulico: o que é e quais são as aplicações? 

 


Quais são as vantagens dos Cilindros de Dupla Ação?

Dentre as principais vantagens dos cilindros pneumáticos de dupla ação, podemos destacar:

  • Alta confiabilidade: projetado com absoluto rigor e seguindo as devidas normas técnicas, o modelo de cilindro é uma opção extremamente confiável para aplicações industriais;
  • Precisão de controle: com a ajuda de válvulas pneumáticas e circuitos, é possível controlar com precisão a velocidade, e a direção do cilindro de dupla ação, bem como foi dito anteriormente;
  • Velocidade e potência: os cilindros pneumáticos dupla ação são capazes de produzir movimentos rápidos e com alta intensidade de força, permitindo a realização de operações industriais complexas;
  • Fácil instalação e manutenção: relativamente fáceis de instalar e manter, os dispositivos pneumáticos são uma solução prática para empresas que priorizam agilidade e praticidade.

Onde o Cilindro Pneumático Dupla Ação pode ser usado?

Apesar do cilindro pneumático dupla ação se tratar de um componente bastante usado em diversas indústrias, separamos algumas das suas principais aplicações.

Veja:

1. Movimentação de peças

Em diferentes contextos, os cilindros de dupla ação são muito utilizados para mover peças em máquinas industriais, como robôs de soldagem, equipamentos de embalagem e sistemas de transporte.

2. Abertura de portas

Outro uso dos cilindros pneumáticos se dá em contextos comerciais, onde servem para abrir e fechar portas de entrada, portões e portas de garagem, por exemplo.

3. Acionamento de máquinas 

Ainda no âmbito industrial (mas também comercial), os cilindros dupla ação servem para acionar máquinas e equipamentos variados, como prensas, serras e cortadores.

O que considerar ao escolher um Cilindro Dupla Ação?

Depois de entender quase tudo sobre os cilindros pneumáticos de dupla ação, ainda falta descobrir como fazer a escolha do dispositivo ideal para sua aplicação.

Acompanhe, abaixo, os fatores que devem ser considerados:

  • Intensidade da força aplicada: a força necessária para mover uma carga deve ser levada em conta na escolha do cilindro pneumático. Por isso, essa grandeza deve ser analisada, bem como a resistência ao movimento e o coeficiente de atrito;
  • Tamanho e curso do cilindro: um cilindro menor e com um curso mais curto pode ser mais eficiente em movimentar uma carga leve a curta distância. Enquanto isso, um cilindro maior e com um curso mais longo pode ser mais adequado para movimentar cargas pesadas a longas distâncias;
  • Tipo de montagem: existem diversos tipos de montagem disponíveis, como a montagem flangeada, a montagem com rosca e a montagem com colar. Assim, é preciso escolher a opção ideal, a fim de determinar a adequação do cilindro para a aplicação desejada;
  • Ambiente de trabalho: o ambiente de trabalho deve ser considerado para que a escolha quanto ao material do cilindro pneumático seja correta. Por exemplo, em ambientes com alta umidade, é importante escolher um cilindro que seja resistente à corrosão.

Coloque sempre a qualidade em primeiro lugar!

Todos os fatores mencionados são extremamente importantes e devem ser, de fato, levados em consideração. Porém, nenhuma análise de aplicação é suficiente quando peças e equipamentos possuem baixo padrão de qualidade.

Dessa forma, é indispensável priorizar soluções pneumáticas que venham de fabricantes experientes e idôneos.

Nesse sentido, a Líder Automação é referência no mercado e conta com produtos fabricados a partir de técnicas seguras e com materiais de qualidade.

Portanto, se você está em busca de um cilindro pneumático dupla ação, ISO 6431,  VDMA 24562 e ISO 15552 ou outros componentes pneumáticos e hidráulicos, conheça a Líder Automação!