NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES

O que é e como funciona uma Válvula Hidráulica

O que é e como funciona uma válvula hidráulica

Entenda o que é, como funciona uma válvula hidráulica e qual sua importância no sistema hidráulico.

A válvula hidráulica é uma peça que compõe um sistema hidráulico, onde consegue controlar o fluxo de fluidos, como óleo ou água em uma variedade de sistemas hidráulicos.

Nesse sentido, a válvula hidráulica é usada para regular a pressão, direcionar a vazão do fluido e atender às necessidades específicas de cada sistema.

Contudo, existem vários tipos de válvula hidráulica, sendo as mais comuns a válvula de controle e válvula de segurança.

A válvula de controle regula de maneira eficiente o fluxo de determinado fluido, mantendo a pressão constante do sistema.

Em contrapartida, a válvula de segurança é projetada para proteger o sistema contra falhas na pressão ou diante do descontrole da mesma.

De maneira geral, a válvula hidráulica desempenha um papel importante na eficiência e segurança dos sistemas hidráulicos.

Além disso, elas evitam falhas e danos no funcionamento, e permitem o fluxo de fluido em diferentes partes.

Funções da válvula hidráulica

As funções de uma válvula hidráulica são executadas de acordo com a sua função principal.

Essas funções podem ser a segurança dos equipamentos e máquinas, carga e descarga de fluidos, frenagem, aumento e redução de pressão, sequência crescente e decrescente e etc…

A instalação de uma válvula hidráulica é feita por um profissional especializado em sistema hidráulico, pois é preciso dimensionar e calcular o nível de pressão que deve ser exercido em cada situação.

A partir da análise e cálculos específicos, é possível determinar a pressão máxima e mínima de operação de uma válvula que será instalada.

Além disso, as válvulas hidráulicas devem estar aptas para suportar a pressão no ponto instalado, para que possam manter a pressão sempre ajustada.

Geralmente, uma válvula hidráulica oferece diversas possibilidades de posições de ajuste que podem variar de completamente abertas a inteiramente fechadas.

As válvulas hidráulicas são equipamentos que  reduzem a ocorrência de vazamentos, ruídos e diminuem as chances de ruptura de um sistema. 

Componentes de uma válvula hidráulica 

Uma válvula hidráulica funciona a partir de vários componentes, que operam juntos e em sintonia o tempo todo. Sendo assim, os principais componente da válvula hidráulica são:

1- Corpo

Trata-se da estrutura principal da válvula hidráulica, onde armazena os componentes internos, permitindo a fluidez de todo o sistema hidráulico.

2- Elemento de vedação

O elemento de vedação é uma peça que permite a vedação hermética, impossibilitando a entrada de gás e umidade na válvula e nas demais tubulações do sistema hidráulico, ao mesmo tempo que torna possível a conexão dos outros componentes.

3- Assento da válvula

É definido como a superfície de contato da válvula que se ajusta a uma bola, cone ou disco com o objetivo de controlar o fluxo do fluido.

4- Mola

A mola mantém a válvula em uma posição fechada ou aberta, de acordo com o tipo de sistema hidráulico instalado.

5- Haste

Trata-se de uma peça responsável por conectar o atuador, através de uma alavanca ou um solenóide, por exemplo. Dessa forma, sinaliza ao elemento de vedação que é hora de abrir ou fechar a válvula.

6- Atuador

O atuador é um dispositivo que aciona a abertura ou fechamento da válvula hidráulica, pode ser um atuador mecânico, hidráulico, elétrico ou pneumático.

7- Conexões da válvula

São as partes que tornam possível a conexão entre tubulações e demais componentes de um sistema hidráulico.

Além desses componentes fundamentais, a válvula hidráulica pode conter outras peças e componentes específicos, usados em diferentes tipos de aplicação.

Porém, a maioria das válvulas hidráulicas são compostas apenas pelos componentes apresentados acima.

Princípio de Funcionamento de uma Válvula Hidráulica

Baseia-se no  controle do fluxo de fluido em um sistema hidráulico, através da abertura e fechamento de uma passagem.

Por sua vez, o controle da passagem de fluidos é realizado com a ajuda do elemento de vedação.

Dessa forma, quando a válvula encontra-se fechada, o elemento de vedação que pode ser uma esfera, disco ou cone é posicionado no assento da mesma, interrompendo o fluxo do fluido.

Assim que a válvula é aberta, o elemento de vedação de afasta do assento, fazendo com que a passagem de fluido seja retomada novamente.

É importante saber que os movimentos do elemento de vedação são todos controlados pela ação do atuador, através de comandos.

Como dito anteriormente, o atuador pode ser hidráulico, mecânico, elétrico ou pneumático e é acionado de forma automática ou manual, depende do tipo de válvula existente.

Além disso, existem alguns tipos de válvulas hidráulicas que possuem várias posições intermediárias, o que permite um controle mais preciso do fluxo de fluido, como as válvulas de controle direcional, que servem tanto para sistema hidráulico quanto para um sistema pneumático.

No entanto, outros tipos de válvula, como as válvulas de segurança, se abrem de forma automática sempre que o fluido atinge um nível de pressão predefinido.

Portanto, o princípio de funcionamento de uma válvula hidráulica envolve a participação de um controlador do fluxo de pressão, direção e vazão do fluido de um sistema hidráulico.

Aplicações da válvula hidráulica

As válvulas hidráulicas podem ser aplicadas em diferentes tipos de sistema hidráulico, no entanto, são mais comuns em ambientes industriais.

Isso acontece porque nesses locais é comum que o controle de pressão e passagem de um fluido hidráulico seja necessário no funcionamento de máquinas e equipamentos.

Entretanto, as válvulas hidráulicas também são empregadas em:

Indústrias químicas e petrolíferas 

São usadas em sistemas de fluidos de perfuração, plataformas offshore e em equipamentos que necessitam do controle de fluxo de fluido hidráulico.

Manuseio de máquinas pesadas

Guindastes, escavadeiras, tratores e outras máquinas complexas precisam de controle na direção e força do movimento, e para isso a válvula hidráulica é fundamental.

Equipamentos de mineração

Caminhões basculantes, escavadeiras de superfície e perfuradoras utilizam a válvula hidráulica para controlar seus movimentos e gerar força suficiente para a sua operacionalização.

Sistemas de controle de movimento

As válvulas hidráulicas também são precisas em sistemas de transporte, como elevadores, esteiras, pontes rolantes, dentre vários outros.

Indústria de papel e celulose

Geralmente são necessárias em máquinas de fabricação de papel e celulose, que precisam  controlar a vazão de fluido hidráulico no processo de produção.

De forma geral, o uso de válvulas hidráulicas é necessário em sistemas que necessitam de controle de direção, pressão e vazão.

Nessas situações, garantem um desempenho seguro dos equipamentos e máquinas, melhorando a produtividade e eficiência.

Conheça a linha de produtos para manutenção do sistema hidráulico da Líder Automação!