No cenário industrial, muitos fluidos precisam ser conduzidos em diferentes tipos de operações. É aí que surge a necessidade de utilização dos adaptadores hidráulicos. Eles são desenvolvidos para otimizar o transporte de fluidos através das tubulações, permitindo que o líquido saia de um ponto e chegue até outro com agilidade e sem perdas.
Os elementos que compõem um sistema hidráulico são muitos, incluindo mangueiras e conexões. A partir da união desses componentes, o conjunto promove o funcionamento adequado de um determinado equipamento.
Portanto, se você quer saber mais sobre os adaptadores hidráulicos, conhecer os principais modelos e identificar a melhor opção para o seu sistema, continue lendo!
O que são Adaptadores Hidráulicos?
Por definição, os adaptadores hidráulicos são conexões que promovem a condução de fluidos — no caso, pode ser óleo ou até mesmo ar comprimido entre mangueiras e tubos existentes nos conjuntos de máquinas.
Sendo assim, o papel desses elementos é adaptar a montagem do sistema e permitir a união de diferentes dimensões de tubos ou mangueiras, visando evitar vazamentos.
Tais peças são sólidas, produzidas em aço carbono, inox, latão ou polímeros que possuem diferentes tipos de roscas, garantindo maior segurança em sua aplicação.
Quais são os principais componentes hidráulicos do mercado?
Atualmente, o mercado conta com diversos tipos de componentes hidráulicos, os quais podem ser adotados em diferentes situações.
No entanto, podemos citar os principais:
- Terminais Prensáveis;
- Capas Prensáveis;
- Flanges;
- Adaptadores;
- Conexões DIN;
- Engates Rápidos;
- Bujões;
- Juntas Rotativas.
Leia também:
Sistema hidráulico: o que é e quais são as aplicações?
Veja quais são os tipos de terminais para mangueiras hidráulicas
Como escolher o Adaptador Hidráulico ideal?
Agora que você já sabe que existe uma grande variedade de elementos que compõem um sistema, é hora de conhecer quais são os adaptadores hidráulicos mais comuns.
Em geral, os modelos são fornecidos em ângulos retos, 45º, 90º, cruzetas e tees, sendo divididos em três categorias:
1. Adaptadores padrão BSI
Normalmente, este tipo de adaptador é usado em sistemas de alta pressão, possuindo o modelo de padrão BSI 5200 com vedação através do contato entre as superfícies metálicas, sem deformação dos componentes individuais.
2. Adaptadores padrão ORFS
Os adaptadores ORFS também são utilizados em sistemas hidráulicos de alta pressão, seguindo as normas ISO 8434-3 e SAE J1453. Aqui, a vedação ocorre por meio do contato entre superfícies metálicas e um anel O’Ring no topo da rosca ORFS.
3. Adaptadores padrão SAE
Nesta categoria está a linha mais popular de adaptadores hidráulicos: os elementos JIC 37º, dentro das normas ISO 8434-2 e SAE J514, também usados em sistemas de alta pressão. A diferença é que neste caso a vedação JIC é um encaixe mecânico, feita pelo contato entre duas superfícies de metal e também sem nenhuma deformação nos componentes.
Líder Automação | Soluções em Hidráulica e Pneumática
Se mesmo depois de conhecer os modelos mais comuns de adaptadores hidráulicos você ainda tiver dúvida sobre qual a opção adequada para a sua aplicação, não se preocupe!
Procure uma empresa com experiência na fabricação desses elementos e que seja capaz de oferecer o suporte que você necessita, a fim de garantir a segurança e o bom funcionamento do seu sistema.
A Líder Automação é uma marca que está há 25 anos no mercado desenvolvendo soluções hidráulicas e pneumáticas!
Todos os seus produtos — como mangueiras, válvulas, cilindros, conexões e terminais — são fabricados a partir de materiais de alta qualidade e processos modernos.
Portanto, entre em contato agora mesmo com a Líder Automação e peça seu orçamento!