Diante dos constantes avanços tecnológicos, o setor industrial também se moderniza, sendo a automação uma ferramenta cada vez mais presente nesse cenário. Mas qual o papel da unidade de preparação de ar nisso?
Intimamente relacionado aos cilindros pneumáticos, esse sistema é econômico, de fácil manutenção e tem como objetivo principal desempenhar uma série de processos indispensáveis à produção industrial.
Dentre eles, se destacam a filtragem, a regulagem de pressão e a lubrificação do ar.
Quer entender melhor todos esses detalhes? Então continue a leitura deste post até o final!
Como funciona a Unidade de Preparação de Ar?
O ar comprimido, fundamental ao funcionamento dos cilindros pneumáticos e, consequentemente, à automação, é produzido através da conversão de energia.
Isto é, a energia mecânica é quem aciona um compressor que, por sua vez, por meio da transformação termodinâmica do ar atmosférico, converte essa energia mecânica em energia potencial.
De tal modo, é o conjunto de preparação do ar comprimido que faz o equipamento funcionar corretamente. Afinal, o ar deve estar devidamente filtrado, regulado e lubrificado para que isso ocorra.
Saiba um pouco mais sobre cada um desses principais processos:
- Filtragem: indispensável tanto no compressor, quanto na saída de aplicação, onde o ar é filtrado para retirada de impurezas e água;
- Regulagem: feita por um dispositivo de descompressão automático que regula a quantidade de ar necessária para a operação;
- Lubrificação: garante, de maneira eficaz, o funcionamento dos equipamentos pneumáticos e sua maior vida útil.
Por que o conjunto de preparação de ar é importante?
Como vimos, os cilindros pneumáticos funcionam a partir da força produzida pelo ar comprimido, que permite o aperfeiçoamento dos trabalhos mecânicos através de movimentos lineares e/ou giratórios.
Não à toa, o gás comprimido, “preparado” na chamada unidade de preparação de ar, é o mais recomendado para o setor industrial, pois é atóxico, incolor, inodoro e não inflamável.
Logo, o conjunto responsável por tal preparo é fundamental para garantir a qualidade do ar usado nos sistemas pneumáticos.
Até porque, sujeiras e até mesmo água podem estar presentes no ar, danificando os componentes dos equipamentos e causando graves prejuízos à indústria.
Leia também:
O que é Manômetro, como funciona e para que é utilizado?
Sistema hidráulico: o que é e quais são as aplicações?
Quais as vantagens da Unidade de Preparação de Ar?
A unidade de preparação de ar é um conjunto econômico, de fácil manutenção e versátil, podendo ser implementado em diferentes tipos e modelos de máquinas industriais que dependam de ar comprimido.
Além disso, outra grande vantagem, é que o sistema conta com vida útil bastante longa e possui facilidade para regulagens. Outro ponto positivo é que ele tem ampla linha de peças de reposição, tornando sua utilização mais simples e dinâmica.
Também devem ser levados em consideração aspectos como a praticidade de instalação do conjunto e a baixa necessidade de realizar manutenções, já que a unidade possui alta resistência.
Como garantir o funcionamento dos sistemas pneumáticos?
Agora que você já sabe o que é e para que serve a unidade de preparação de ar, já deve estar bastante clara a ligação que esse conjunto tem com os sistemas pneumáticos, certo?
Dessa maneira, é primordial ter atenção às válvulas e cilindros, a fim de evitar que fatores externos como poeira, calor excessivo e agentes corrosivos prejudiquem algum desses mecanismos envolvidos na automação.
Em adição, é necessário verificar os componentes que contribuem para a qualidade do ar comprimido e inspecionar, rotineiramente, as condições das vedações dos cilindros, identificando possíveis danos físicos, como riscos e marcas.
Por fim, para assegurar que o sistema tenha um funcionamento perfeito é imprescindível contar com um fabricante confiável e bem avaliado pelo mercado, como a Líder Automação.