NOTÍCIAS E PUBLICAÇÕES

6 Dicas para aumentar a eficiência industrial em qualquer ramo

Eficiência industrial na automação

Eficiência industrial é um termo que vem sendo cada vez mais abordado e discutido no mercado.

Afinal de contas, o ramo da indústria é um dos principais pilares da economia do nosso país, que gera milhões de empregos e ajuda a nossa sociedade a progredir.

Sendo assim, buscar meios de melhorar o desempenho nas fábricas é algo que beneficia não só seus proprietários como também todo o espaço no qual elas estão inseridas.

Por isso, você que é gestor de um empreendimento do setor industrial, pode e deve aplicar soluções para melhorar a eficiência nesse ambiente.

E para te ajudar, hoje trouxemos dicas valiosas de como fazer isso na prática, além de muitas informações para que você se atualize e melhore o desempenho do processo produtivo em sua fábrica.

Portanto, fique com a gente, leia até o final e saiba como você pode melhorar a eficiência industrial do seu negócio.

Eficiência industrial: o que é?

Eficiência industrial é o “termômetro” usado para medir o quanto uma empresa está tendo sucesso em fabricar produtos de qualidade, com bom lucro e satisfação de todas as pessoas envolvidas.

Quanto mais uma empresa consegue produzir, no menor espaço de tempo e quanto maior for seu nível de qualidade, maior é o seu grau de eficiência industrial.

Além disso, alguns fatores mais humanos, digamos assim, também devem ser levados em consideração, como bem estar dos colaboradores, respeito ao meio ambiente, etc.

Como aumentar a eficiência industrial em qualquer ramo?

Com todas essas informações, já dá para perceber como buscar formas de melhorar a eficiência no ambiente industrial é importante. Afinal, é um assunto que engloba aspectos econômicos, sociais, ambientais e pessoais.

Assim sendo, para fazer isso na prática, essas são algumas dicas do que você deve fazer. Acompanhe em seguida.

1.Conheça seu negócio

Primeiramente, é necessário que você conheça a fundo todos os setores da sua fábrica para poder avaliar onde estão os pontos a serem melhorados.

Sendo assim, esteja sempre presente e de olho no dia a dia da linha de produção para conseguir identificar possíveis falhas e estabelecer o que deve ser feito para corrigi-las.

Você deve documentar tudo o que achar relevante para, depois, passar para a próxima fase do processo de aumentar a eficiência industrial.

2.Tenha um bom plano

Depois que você toma conhecimento da real situação da sua fábrica e sabe exatamente o quanto ela está produzindo, em quanto tempo e com que qualidade, fica mais fácil saber qual caminho tomar para melhorar esse quadro.

Então, foque no que precisa ser melhorado e busque alternativas para solucionar os problemas.

Por exemplo, se suas máquinas e equipamentos estão quebrando com frequência e forçando a parada da produção, analise o que precisa fazer para impedir que isso continue acontecendo.

Ou seja, se é melhor trocar o maquinário completo, se comprar uma peça ou contratar outro mecânico, enfim.

Se são os colaboradores que estão, de alguma forma, prejudicando o bom andamento da fábrica, procure a melhor solução. Seja o remanejamento para outro setor, orientação ou mesmo a demissão.

Tenha um plano e siga exatamente o que for estipulado nele. Essa é uma das principais dicas de como aumentar a eficiência industrial.

3.Estabeleça metas de produção

Outra dica super importante é ter exatamente um foco a se buscar. E isso vale tanto para os colaboradores de maneira individual, quanto para a fábrica como um todo. Afinal, sabendo o objetivo, fica mais fácil trabalhar para alcançá-lo.

Portanto, faça as contas e veja o quanto seu negócio precisa produzir para se manter, gerar uma margem de lucro razoável, crescer, enfim, atender às suas expectativas.

Depois, estabeleça metas individuais e para cada setor. É necessário lembrar que essas metas devem ser alcançáveis e que você deve proporcionar os meios para que todos possam atingi-las, como veremos a seguir.

4.Priorize seus colaboradores

Uma importante dica de como aumentar a eficiência industrial é sempre valorizar seus colaboradores. Isso porque o patrimônio humano é um dos bens mais valiosos para qualquer empresa.

Sendo assim, busque meios de oferecer um bom ambiente de trabalho, com segurança, conforto e ergonomia para seu pessoal trabalhar e se sentir valorizado e satisfeito. Quanto mais feliz sua equipe estiver, mais ela irá se empenhar e produzir.

Sem contar que um ambiente que ofereça boa iluminação, equipamentos de proteção individual e com tudo o que é necessário para não cansar demais ou causar dores e lesões, fará seu pessoal trabalhar mais e melhor.

E tudo isso se reflete no aumento da produção e na melhora da qualidade dos produtos.

5.Use os recursos naturais com responsabilidade

Um dos principais intuitos da melhoria da eficiência industrial é diminuir os desperdícios.

Afinal, além disso reduzir as despesas da empresa, ainda ajuda a economizar recursos naturais preciosos, como a água.

Desse modo, faça manutenções periódicas em sua rede elétrica e hidráulica, realize programas de conscientização entre seus colaboradores e busque meios de poupar água e eletricidade.

Existem equipamentos e programas de desligamento automático de equipamentos que você pode usar para diminuir os seus gastos.

Esse investimento tem uma ótima relação custo benefício. E por falar em automação, essa é a nossa próxima dica.

6.Aposte na automação para melhorar a eficiência industrial

Uma das melhores formas de se aumentar a eficiência industrial é a automação.

Isso porque, com os processos automatizados, você diminui o uso de mão de obra orgânica e pode realocá-la para setores onde ela é melhor aproveitada.

Além disso, hoje já existem máquinas e equipamentos que operam por conta própria, ou seja, que são completamente inorgânicos.

Então, deixar de aproveitar esses recursos é jogar fora a chance de evoluir. E não se esqueça de que, em um mundo tão dinâmico como o da indústria, quem não acompanha a evolução do mercado, perde espaço para a concorrência.

Por isso, não deixe de buscar novas tecnologias de automação de processos produtivos, que incluem:

● Máquinas e equipamentos automatizados;

● Softwares de gestão;

● Equipamentos e programas para controle automatizado de estoque, validade e outras informações sobre mercadorias e matérias primas.

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem muitos outros meios que você pode usar para aplicar a automação e melhorar a eficiência industrial do seu negócio.

Agora que você já conhece essas 6 preciosas dicas de como aumentar a eficiência industrial, conheça as peças da Líder Automação para sistemas pneumáticos.

Sobre a Líder Automação

A Líder Automação é uma empresa de Joinville com expertise e mais de 25 anos de experiência para indicar os produtos certos para suas necessidades em hidráulica ou pneumática. Conheça!

 


Leia também: 

O que é Unidade de Preparação de Ar e para que serve?

O que é Manômetro, como funciona e para que é utilizado?

Sistema hidráulico: o que é e quais são as aplicações?